Ecologia, fé e justiça social: para uma recepção da encíclica Laudato Si' de Papa Francisco

Contenido principal del artículo

Marcial Maçaneiro

Resumen

Este artigo apresenta uma leitura da encíclica Laudato Sí (LS 2015) sobre o cuidado de nossa casa comum (a Terra), em duas chaves de análise: elementos paradigmáticos e elementos programáticos. Com a primeira chave, se examinam as ponderações ecológicas de Papa Francisco no nível civilizacional das referências sócio-culturais: os limites da modernidade com sua racionalidade instrumental, crítica à hegemonia do paradigma tecnocrático, danos da maximização do lucro à vida social e planetária, correção do antropocentrismo desordenado e releitura da teologia da criação. Destaca-se particularmente a noção de “ecologia integral” proposta na encíclica. Com a segunda chave, se elencam as vias de solução sócio-ambiental propostas pelo Papa à economia, desenvolvimento sustentável, política, gestão e educação. Os elementos programáticos, neste caso, são situados no cenário brasileiro, apontando para uma recepção da encíclica em diálogo com as políticas públicas do Brasil. A reflexão retoma os pronunciamentos anteriores do magistério a respeito do meio-ambiente e aproxima a encíclica do pensamento ecológico complexo (cf. Morin e Pena-Vega). O escopo geral é favorecer uma recepção crítica e propositiva da encíclica em terreno latino-americano.

Detalles del artículo

Cómo citar
Maçaneiro, M. (2016). Ecologia, fé e justiça social: para uma recepção da encíclica Laudato Si’ de Papa Francisco. Medellín. Biblia, Teología Y Pastoral Para América Latina Y El Caribe, 41(163), 435–460. Recuperado a partir de https://revistas.celam.org/index.php/medellin/article/view/119
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Marcial Maçaneiro

Doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma). Docente do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR em Curitiba, Brasil). Membro da International Commission for Catholic-Pentecostal Dialogue (Santa Sé). Desenvolve estudos sobre Teologia e Ecologia, com foco na cosmovisão religiosa. Autor, entre outras obras, de “Religiões & Ecologia” (Edições Paulinas, 2011).

Citas

BARBAULT, Robert. Ecologia geral: estrutura e funcionamento da biosfera. Petrópolis: Vozes, 2011.

BACON, Francis. Novum organum [online]. Disponível em <http://www.psb40.org.br/bib/b12.pdf>. Acesso em 7 de setembro de 2015.

BENTO XVI. Encíclica “Caritas in veritate”. São Paulo: Paulinas, 2009.

CONCÍLIO VATICANO II. Constituição pastoral “Gaudium et spes”. In: Compêndio do Vaticano II. 14ª ed. Petrópolis: Vozes, 1968, p. 141-256 [m. 200-520].

DESCARTES, René. Discours on method: book 6. In: The philosophical works of Descartes vol. 1. Cambridge: Cambridge University Press, 1931.

FRANCISCO. Exortação apostólica “Evangelii gaudium”. São Paulo: Paulus/Loyola, 2013.

FRANCISCO. Carta encíclica “Laudato Sí” sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.

GOVERNO FEDERAL BRASILEIRO. Ministérios e órgãos vinculados [online]. Disponível em <http://www.governoeletronico.gov.br/sics-do-governo-federal/ministerios-e-orgaos-vinculados>. Acesso em 10 de setembro de 2015. A partir de outubro dá-se início à reforma ministerial, com nova configuração dos Ministérios e Secretarias Especiais.

JOÃO XXIII. Documentos de João XXIII. São Paulo: Paulus, 1997.

JOÃO PAULO II. Encíclicas de João Paulo II. São Paulo: Paulus, 1997.

LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LEFF, Enrique. Ecologia, capital e cultura. Petrópolis: Vozes, 2009. BARBAULT, Robert. Ecologia geral: estrutura e funcionamento da biosfera. Petrópolis: Vozes, 2011.

MAÇANEIRO, Marcial. Religiões & Ecologia: cosmovisão, valores, tarefas. São Paulo: Paulinas, 2011.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE [MMA]. Biodiversidade [online]. Disponível em <http://www.mma.gov.br/biodiversidade>. Acesso em 9 de setembro de 2015.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE [MMA]. Convenção da Diversidade Biológica CDB [online]. Disponível em < http://www.mma.gov.br/biodiversidade/convencao-da-diversidade-biologica>. Acesso em 9 de setembro de 2015.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE [MMA]. Programas [online]. Disponível em <http://www.mma.gov.br/programas-mma>. Acesso em 10 de setembro de 2015.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE [MMA]. Pretendida Contribuição Nacionalmente Determinada [online]. Disponível em <http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=1163>. Acesso em 28 de setembro de 2015.

OBSERVATÓRIO DO CLIMA. Proposta do Observatório do Clima para a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) Brasileira [online]. Disponível em <http://www.observatoriodoclima.eco.br/wp-content/uploads/2015/06/proposta-indc-oc.pdf>. Acesso em 12 de setembro de 2015.

PAULO VI. Documentos de Paulo VI. São Paulo: Paulus, 1997.

PENA-VEGA, Alfredo. O despertar ecológico. 2ª ed. Rio de Janeiro: Garamond Universitária, 2005.