Os leigos e a Igreja: entendimentos e desafios de sua vocação e missão

Contenido principal del artículo

Cesar Kuzma

Resumen

O Concílio Vaticano II despertou na Igreja uma nova compreensão de si mesma e o início de um novo tempo, que na perspectiva de comunhão, própria deste Concílio, inclui todos os batizados como membros ativos do Povo de Deus e como participantes indispensáveis na ação evangelizadora da Igreja no mundo. Na América Latina, com as Conferências Episcopais, esta questão recebe evidência e caminha para novos desafios, sempre em diálogo com a sociedade e em resposta aos desafios contextuais. Novos tempos avançam com o Pontificado do Papa Francisco, que conclama uma Igreja em saída, na ótica dos pobres e em misericórdia. Situar a vocação/missão dos cristãos-leigos neste processo é uma tarefa a ser realizada e buscada. Dentro deste quadro, a intenção deste trabalho é refletir a vocação/missão dos cristãos-leigos, num jeito próprio de ser e fazer Igreja, que começou com o Concílio, passou pelas Conferências e hoje se encontra diante dos desafios apontados pelo Papa Francisco. Faremos aqui um resgate de elementos do Concílio Vaticano II e aspectos pertinentes das Conferências Episcopais Latino-Americanas e Caribenhas, levando, ao final, a questões eclesiais que nos chegam a partir do Papa Francisco e o que avança a partir dele. As reflexões que surgem favorecem o entendimento do processo e a apontam novos caminhos para esta vocação e para toda a Igreja, que em sua natureza é toda missionária

Detalles del artículo

Cómo citar
Kuzma, C. (2017). Os leigos e a Igreja: entendimentos e desafios de sua vocação e missão. Medellín. Biblia, Teología Y Pastoral Para América Latina Y El Caribe, 42(166), 649–667. Recuperado a partir de https://revistas.celam.org/index.php/medellin/article/view/160
Sección
Notas
Biografía del autor/a

Cesar Kuzma

Teólogo leigo, casado e pai de dois filhos. Doutor em Teologia pela PUC-Rio e também professor/pesquisador do Departamento de Teologia da PUC-Rio.

Citas

BOFF, L. Francisco de Assis e Francisco de Roma: uma nova primavera na Igreja. 2. ed. Rio de Janeiro: Mar de Ideias, 2014.

CASTILLO, J. M. A ética de Cristo. São Paulo: Loyola, 2010.

CELAM. Conclusões da Conferência de Medellín – 1968. Texto oficial. Trinta anos depois, Medellín ainda é atual? 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2004.

__________. Conclusões da Conferência de Santo Domingo. Nova evangelização, promoção humana, cultura cristã. 5. ed. São Paulo: Paulinas, 2006.

__________. Evangelização no presente e no futuro da América Latina. Conclusões da Conferência de Puebla. São Paulo: Paulinas, 1979.

__________. Documento de Aparecida. Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe. São Paulo: Paulinas, Paulus, 2007.

COMBLIN, J. O povo de Deus. São Paulo: Paulus, 2002.

Entrevista. <http://www.ihu.unisinos.br/noticias/542260-este-papa-desestabiliza-a-todos-entrevista-com-victor-manuel-fernandez>. Acesso em 04/04/2016.

FORTE, B. A Igreja: ícone da Trindade. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

FRANCISCO, SS. Evangelii Gaudium. São Paulo: Loyola, 2013.

__________. Misericordiae Vultus. Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Em: <http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/apost_letters/documents/papa-francesco_bolla_20150411_misericordiae-vultus.html>. Acesso em 06/04/2016.

__________. Encontro com os representantes dos meios de comunicação social. Em: <http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2013/march/documents/papa-francesco_20130316_rappresentanti-media.html>. Acesso em 04/04/2016.

__________. Comemoração do cinquentenário da instituição do Sínodo dos Bispos. Em: <http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/october/documents/papa-francesco_20151017_50-anniversario-sinodo.html>. Acesso em 04/04/2016.

GEBARA, I.; BINGEMER, M. C. L. A mulher faz teologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.

KASPER, W. A Igreja Católica: essência, realidade, missão. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2012.

__________. A misericórdia. Condição fundamental do Evangelho e chave da vida cristã. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2015.

KUZMA, C. Leigos. In: PASSOS, J. D.; SANCHEZ, W. L. (Coord.). Dicionário do Concílio Vaticano II. São Paulo: Paulus, Paulinas, 2015, p. 528-531.

__________. Leigos e leigas: força e esperança da Igreja no mundo. São Paulo: Paulus, 2009.

__________. Chiesa, speranza e giovani: spazi di audácia nelle riflessioni di un giovane teologo. Concilium, Brescia (Italia/EU), p. 79-93, 2015/2.

PAULO VI. Populorum progressio. 13. ed. São Paulo: Paulinas, 1990.

VATICANO II. Compêndio do Vaticano II. Constituições, Decretos, Declarações. Petrópolis, RJ: Vozes, 1968.