A sinodalidade como um fruto do Concílio Vaticano II

Contenido principal del artículo

Fabio Antunes Do Nascimento

Resumen

O presente artigo procura contribuir na reflexão sobre a sinodalidade na vida da Igreja à luz do Magistério do Papa Francisco. Da eclesiologia do Concílio Vaticano II emergiu a consciência da necessidade da renovação eclesial desde seus fundamentos. Num processo de continuidade, podemos situar a sinodalidade como mais uma etapa desse desenvolvimento eclesial, uma categoria constitutiva da identidade da Igreja, desde sua origem, na comunhão Trinitária. Bem como, atual no seu desafio pastoral de tornar aplicável a verdade imutável do Evangelho no tempo presente. Nessa perspectiva propomos como essa busca, da Igreja Peregrina, pode avançar com a renovação eclesial a partir da sinodalidade nas paróquias, com processos como sugere a Comissão Teológica Internacional em seu documento sobre a sinodalidade, quando propõem um processo de implementação de: eventos, estilo e estruturas sinodais. Nesse sentido, refletimos sobre as estruturas de governança na paróquia - Pároco, Conselho Pastoral e Conselho Econômico – sugerindo que pequenas alterações em seu caráter podem desencadear essa conversão pastoral na perspectiva da sinodalidade. O tema deste artigo é fruto da pesquisa no processo de Doutorado em Teologia pelo CEBITEPAL (Centro Bíblico Teológico Pastoral para América Latina y el Caribe) do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho) junto a UPB (Universidad Pontificia Bolivariana) de Medellín, Colômbia.

Detalles del artículo

Cómo citar
Do Nascimento, F. A. (2023). A sinodalidade como um fruto do Concílio Vaticano II. Medellín. Biblia, Teología Y Pastoral Para América Latina Y El Caribe, 48(185), 599–616. Recuperado a partir de https://revistas.celam.org/index.php/medellin/article/view/1893
Sección
Notas
Biografía del autor/a

Fabio Antunes Do Nascimento

Doutorando em Teologia pelo CEBITEPAL – CELAM, Bogotá na Colombia, Mestre em Teologia Pastoral pelo CEBITEPAL – CELAM, presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Coxim - MS, Professor de Teologia Pastoral na UCDB.

Citas

ANTUNES DO NASCIMENTO, FABIO. Paróquias sem párocos, é possível? Em: < https://amerindiaenlared.org/contenido/11717/paroquias-sem-parocos-e-possivel/> acesso em 11 de novembro de 2021.

BASTANTE, JESÚS. “Vimos com frequência seminaristas que parecem bons, mas muito rígidos. A rigidez é um de nossos grandes problemas”, constata Francisco”. Em: <http://www.ihu.unisinos.br/609569-vimos-com-frequencia-seminaristas-que-parecem-bons-mas-muito-rigidos-a-rigidez-e-um-de-nossos-grandes-problemas-constata-francisco> em 25 de maio de 2021.

CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO. Sao Paulo Ediciones Loyola 1983.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERCIANO. Documento de Aparecida. Texto conclusivo da V Conferência do episcopado Latino-Americano e do Caribe. São Paulo: Paulus, 2007.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERCIANO. Documentos do CELAM. Rio de Janeiro, Medellín, Puebla, Santo Domingo. São Paulo: Paulus, 2005.

FRANCISCO, PAPA. “Evangelii Gaudium”. Acta Apostolicae Sedis, vol.105, n°12 (2013).

FRANCISCO, PAPA. Comemoração Do Cinquentenário Da Instituição Do Sínodo Dos Bispos. Em: < https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/october/documents/papa-francesco_20151017_50-anniversario-sinodo.html> acesso 11 de novembro de 2021.

REVISTA DO INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS, IHU ON-LINE. Aparecida significou quase uma surpresa. Em: < http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/1038-joao-batista-libanio-3> acesso em 11 de novembro de 2021.

INSTITUTO SUPERIOR DE PASTORAL. A vueltas con la parroquia: balance y perspectivas. Navarra: Verbo Divino, 2008.

PAULO VI, PAPA. Carta Apostólica - Apostolica Sollicitudo: Istituzione del Sinodo dei Vescovi per la Chiesa Universale. Em: < https://www.vatican.va/content/paul-vi/es/motu_proprio/documents/hf_p-vi_motu-proprio_19650915_apostolica-sollicitudo.html> acesso em 11 de novembro de 2021.

VATICAN NEWS. Papa: clericalismo é uma perversão da Igreja. https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-08/papa-francisco-igreja-clericalismo-jovens-sinodo.html> acesso 11 de novembro de 2021.