O discipulado em Aparecida

Contenido principal del artículo

Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon

Resumen

O texto procura estudar a condição das mulheres e  refletir a relevância dos seus trabalhos na Igreja na pastoral, e na sociedade atual. Aborda também de forma interdisciplinar um discipulado missionário conforme o Documento de Aparecida. Os objetivos são: contribuir para que os trabalhos das mulheres, de máxima importância para a vida da Igreja, sejam realmente reconhecidos, e analisar paradigmas pastorais e institucionais discriminatórios, tanto religiosos, como culturais e sociais. Assim, refletir sobre o discipulado a partir da V Conferência de Aparecida, por meio da hermenêutica de gênero, é uma tentativa de compreender essa condição vivida pelas mulheres na Igreja. Nesse sentido, um discipulado de iguais é uma abordagem que favorece novos olhares na pastoral, podendo trazer novas perspectivas para as atuais ircunstâncias eclesiais nas quais as mulheres estão inseridas majoritariamente. Reconhecidas nos documentos oficiais da Igreja, elas ainda não possuem garantia de participação plena nas suas estruturas. 

Detalles del artículo

Cómo citar
Gonzaga Santinon, I. T. (2016). O discipulado em Aparecida. Medellín. Biblia, Teología Y Pastoral Para América Latina Y El Caribe, 37(147), 421–444. Recuperado a partir de https://revistas.celam.org/index.php/medellin/article/view/91
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon

Mestra em Teologia e Doutora em Ciências da Religião. Profª. na Faculdade de Teologia na PUC-Campinas. Membro da Rede Latino Americana de teólogos e teólogas pastoralistas do ITEPAL-CELAM. Participa como professora do Projeto Missionário Sul 1 – Noroeste 1 – Igrejas Irmãs da CNBB, em Porto Velho-RO.