A formação como prioridade pastoral

Contenido principal del artículo

Manoel Godoy

Resumen

O autor apresenta um itinerário formativo à luz da V Conferencia Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho. Para isso, faz uma reflexão sobre a compreensão histórica do distanciamento entre clérigos e leigos e resgata o espírito do Concílio Vaticano II. Afi rma que “somente uma Igreja com bases sólidas na igualdade fundamental de todos os seus membros, no que se refere à dignidade e atividade de todos, pode verdadeiramente cuidar da formação de maneira integral e sistemática com seriedade e maturidade”. Para tanto, os leigos necessitam de acesso amplo à informação, ao diálogo e espaço para desempenhar um real protagonismo laical.

Detalles del artículo

Cómo citar
Godoy, M. (2010). A formação como prioridade pastoral. Medellín. Biblia, Teología Y Pastoral Para América Latina Y El Caribe, 36(142), 177–210. Recuperado a partir de https://revistas.celam.org/index.php/medellin/article/view/418
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Manoel Godoy

Maestrado en teología pelo Instituto Santo Inácilo - Belo Horizonte. Diretor Executivo do ISTA (Instituto Santo Tomás de Aquino – Belo Horizonte). Professor de Teologia Pastoral no Itepal.