Para que nossos povos tenham vida. Finalidade de todo itinerário formativo

Contenido principal del artículo

Agenor Brighenti

Resumen

Um itinerário formativo na Igreja, cuja fi nalidade é sempre “a vida em plenitude para nossos povos”, implica concebê-lo como um imperativo da própria fé cristã, que não foge do “real” da realidade da vida, pois religião não é escapismo da concretude da história. Para que leve a uma ação efi caz em favor da vida, no seio de uma sociedade marcada por sinais de morte, a formação precisa visar uma “ação eclesial”, não individual, atomizada ou dispersa e, sim, levada a  cabo pelo conjunto dos membros da comunidade eclesial, em perspectiva transformadora, profética, libertadora. Os fundamentos deste itinerário formativo estão nas fontes bíblico-patrísticas, de onde decorrem princípios e diretrizes de ação, sistematizados pela Doutrina Social da Igreja, no contexto de cada época.

Detalles del artículo

Cómo citar
Brighenti, A. (2010). Para que nossos povos tenham vida.: Finalidade de todo itinerário formativo. Medellín. Biblia, Teología Y Pastoral Para América Latina Y El Caribe, 36(142), 225–250. Recuperado a partir de https://revistas.celam.org/index.php/medellin/article/view/421
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Agenor Brighenti

Brasileiro, doutor em Ciências Teológicas e Religiosas pela Universidade Católica da Louvain/Bélgica (UCL), atualmente, professor- pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de Curitiba (PUCPR), Brasil. Presidente do Instituto Nacional de Pastoral (INP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), professorvisitante na Universidade Pontifícia do México (UPM), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e no Instituto Teológico-Pastoral para a América Latina (ITEPAL). Foi perito do CELAM na Conferência de Santo Domingo (1992) e da Conferência Episcopal do Brasil em Aparecida (2007).